A 4ª revolução industrial está a acontecer agora: a chamada era da Indústria 4.0, que é caracterizada por processos de produção totalmente digitalizados e que nos remete para aquilo que as empresas mais procuram aumentar: produtividade e rentabilidade. Na qual assistimos a uma produção em rede, mais precisa, de baixo custo e que permite personalizações em massa com velocidade.
   Isso torna-se possível com a Internet das Coisas (IoT), computação em nuvem, inteligência artificial para processamento de dados, manufatura aditiva (impressão 3D) e big data, ou seja, as empresas precisam fazer uma transformação digital tanto em hardware como em software de modo a conseguir adaptar-se e integrar-se de forma mais completa em todos os processos.
   A Indústria 4.0 é composta pelos processos integrados que garantem a produção customizada, como também pelos produtos inovadores.
   Estamos perante um novo paradigma, onde os equipamentos e materiais comunicarão entre si de forma descentralizada, o que permitirá ao sistema ajustar-se e reconfigurar-se em tempo real. Os consumidores poderão ter produtos personalizados e produzidos no momento: estamos a falar de uma procura instantânea e um design de produto voltado para o consumidor.
   Para dar resposta a esse tipo de necessidades, como a personalização crescente de produtos e serviços, a Indústria 4.0 apresenta soluções digitais e promove mudanças na forma de pensar os ativos industriais, com base no acesso e tratamento de dados no quadro da criação de novas cadeias de valor, novos modelos de negócio e de novas tecnologias (B2B/Business to Business e B2C/Business to Consumer).
   Isso vai permitir as organizações atuarem de uma forma mais eficaz e assertiva, moldando-se rapidamente frente às necessidades do mercado.
Lean e Indústria 4.0
   O Lean tem como intuito otimizar o sistema de produção, e com a 4ª revolução industrial (Indústria 4.0) isso torna-se mais fácil.
   Para garantir o sucesso da fábrica do futuro, ou seja, a eficiência das unidades de produção, não chega simplesmente adotar uma utilização intensiva de tecnologias digitais avançadas. É preciso implementar os conceitos Lean de foco no cliente, de valor acrescentado, de eliminação de desperdícios, de resposta rápida, entre outros.
Como se pode introduzir melhoria contínua nas empresas? Como se pode tornar as unidades de produção mais eficientes?
   A Indústria 4.0 irá facilitar a aplicação dos princípios e conceitos Lean. Isso é possível através de algumas tecnologias ou aplicações que podem ajudar a implementar os conceitos Lean, como por exemplo na melhoria contínua dos processos, para disponibilizar uma informação interativa, em tempo real, no seu posto de trabalho, ou através de utilização dos dados de controlo de desempenho proporcionados pelos sistemas MES (Manufacturing Execution System) para fomentar uma melhor gestão operacional e definir ações de melhoria.
   Como resultado, a empresa alcançará assim uma padronização e estabilidade neste mercado em mudança.
A Qualidade na Indústria 4.0
   A 4ª revolução industrial (Indústria 4.0) traz consigo um leque de oportunidades e desafios, vemos cada vez mais empresas a incorporar a Qualidade nas suas práticas de gestão, como um caminho para a inovação e como elemento diferenciador dos produtos que fornecem e/ou dos serviços que prestam.
Esta nova revolução caracteriza-se pela introdução de um conjunto de tecnologias digitais nos processos de produção, na relação entre os vários intervenientes na cadeia de valor, na relação com o cliente ou mesmo no modelo de negócio. Nessa era de digitalização, as empresas podem tirar uma enorme vantagem competitiva, para isso é necessário apostar numa produção com qualidade. A qualidade assume um papel central e incontornável enquanto oportunidade e alavanca para a competitividade das empresas no mercado global.
Sabe o que é gestão da qualidade e como esta o pode auxiliar na administração da sua empresa?
   A gestão da qualidade está direcionada para a gestão estratégica de padrões de melhoria visando o ganho de vantagens competitivas, satisfazendo tanto as necessidades do consumidor como as do próprio mercado.
   Se não tiver implementado um sistema de gestão de qualidade, não pode esperar uma produção sem defeitos, nem ganhar vantagem competitiva no mercado.
   Por isso, é fundamental, principalmente neste novo paradigma da Indústria 4.0, implementar um Sistema de Gestão de Qualidade e a correspondente certificação para conseguir uma melhoria contínua que vai permitir à sua empresa:
  • Reduzir custos
  • Melhorar a qualidade dos produtos
  • Maximizar os níveis de produtividade
  • Tomar decisões fundamentadas e acertadas
  • Evitar riscos e perdas antes que estas aconteçam
  • Analisar toda a organização em tempo real e em qualquer lugar
   Certificar o seu Sistema de Gestão da Qualidade ajudará a sua Organização a desenvolver e a melhorar a performance. E a fim de garantir a maior qualidade do produto final, é necessário adotar um dos principais sistemas de qualidade, como por exemplo HACCP, ISO 9000, ISO 22000, BRC, IFS e utilizar um software de gestão de produção.