Atualmente, no Brasil e no mundo, o movimento Lean vem sendo cada vez mais disseminado, com suas ideias e práticas sendo cada vez mais aplicadas pelas empresas, favorecendo a performance e oferecendo vantagens aos seus adeptos em relação aos concorrentes.
No Brasil, a partir do final da década de 90, foi quando a filosofia passou a ficar mais conhecida, iniciando pelos setores automotivos (berço do Lean) e depois nos demais ramos de manufatura e recentemente até sendo disseminada nas mais diversas áreas como hospitais, bancos, empresas de serviços, supermercados, hotelaria e demais áreas.
Além de apoio de universidades e profissionais, que buscam cada vez mais qualificação no assunto, o Brasil conta com algumas grandes empresas de consultoria, além de eventos, institutos de pesquisa e boas empresas de consultoria para auxiliar no plantio da semente Lean.
O Lean Thinking tem como premissa eliminar todo o tipo de de desperdícios em toda a companhia, ao mesmo tempo que busca o aumento de produtividade e eficiência. O principal objetivo é aumentar o valor para o cliente, reduzindo todas as características que não agregam valor para o cliente (desperdícios) e aumentar as características que agregam e ao mesmo tempo reduzir os custos de produção.
A primeira barreira para implantação Lean no Brasil é a padronização, pois a liberdade de trabalho sem um padrão é grande, permitindo ao colaborador fazer as atividades do dia-a-dia da maneira que ele quiser e ao se iniciar a padronização é natural que os mesmos protelem, prejudicando a criação de um modelo único de trabalho.
No entanto, o país tem todas as condições e recursos para adotar esta filosofia, que se encaixa na perfeição na cultura do Brasil, havendo já enúmeros casos de sucesso. Quem sabe, o próximo possa ser o seu!