Emagrecer e flexibilizar; tornar as empresas operacionais ágeis. É esta a missão da XC Consultores na área da produtividade.
Focando-se na melhoria dos seus produtos e satisfação do cliente, as empresas tendem a acumular gorduras nas suas áreas operacionais. Muitas vezes vistas como males necessários, acabam por gerar diversos entraves ao desenvolvimento, gerando necessidade de mais horas de trabalho, burocracia, atrasos e desmotivação dos colaboradores.
Através das metodologias Lean Thinking, apoiamos os nossos clientes na implementação de uma estratégia de melhoria contínua, ultrapassando os paradigmas existentes e introduzindo novos conceitos de gestão. A abordagem de cada projeto adapta-se ao cliente, mas seguindo sempre uma orientação base: analisar o Gemba (o local de trabalho), realçando o que traz Valor para a organização e identificando e eliminando os desperdícios.
As organizações podem assim atingir a sua máxima performance, pela redução de stocks e custos e pelo aumento da qualidade, flexibilidade, motivação dos colaboradores e satisfação dos clientes. Os ganhos não se limitam a situações e locais pontuais, atingindo a organização como um todo, em todas as suas áreas: Produção, Logística, Administrativa, Comercial, etc
Áreas de Intervenção
- Formação e Capacitação de Equipas
- Lean Produção – Produtividade e Qualidade Áreas Produtivas
- Lean Serviços – Produtividade e Qualidade Serviços Administrativos
- Gestão da Mudança, Otimização de Processos e Redução de Custos Operacionais
- Aumento de Cadências de Produção
- Fluxos de Comunicação, Organização de Fluxos
- Aplicação de Ferramentas Específicas para Resultados Rápidos (5S, SMED, TMP, TFM, KANBAN, etc)
- Criação de Bases de Mudança Cultural da Organização
Exemplos de Resultados
-
Lead Time: redução em 30%
- Redução de Stock em Curso: 40%
- Redução de Stock de Produto Acabado: 30%
- Produtividade de Mão de Obra: 20%
- Eficiência dos Equipamentos (OEE)
- Melhoria de Layout: Melhoria de Movimentação
- Redução do Espaço Ocupado: 15 a 20%
- Tempo de Mudança de Ferramentas: 30 a 50%
- Melhoria na Satisfação dos Clientes
- Melhoria da Satisfação de Colaboradores